A empresa britânica de telecomunicações O2 mostrou como pode ser dada à inteligência artificial uma finalidade para servir o público. A O2 criou a avó "Daisy", controlada através da inteligência artificial, para fazer burlões perder tempo enquanto conversam com a idosa e levá-los até à exaustão. O objetivo é evitar que burlões contactem pessoas suscetíveis a burlas.
Uma descrição que se adequa a muitos idosos por todo o mundo. No entanto, a avó Daisy é um modelo de inteligência artificial criado pela empresa britânica O2. O objetivo: fazer burlões perderem tempo e paciência enquanto tentam roubar dinheiro já que Daisy garante ter todo o tempo do mundo.
Burlas através de telefone são cada vez mais frequentes. Na Ásia existem setores de trabalho dedicados a esta atividade com milhares de trabalhadores explorados a terem de seguir guiões criados para chegar ao contacto com idosos para extorquir dinheiro através do desconhecimento que os mais velhos mostram do mundo digital.
De acordo com New York Times, a empresa de segurança Hiya explicou que a tentativa de burla através de telefone levou a que mais de mil milhões de dólares tenham sido roubados só este ano, especialmente depois de as vítimas terem dado de livre vontade passwords e códigos de cartões multibanco.
Assim, a avó Daisy foi criada para poder entrar na conversa de forma fácil enquanto demonstra total desconhecimento de como navegar pela internet. A empresa O2 explicou que a inspiração vem das próprias avós, como explica um antigo funcionário.
“Inspirei-me muito na minha avó. Ela sempre falava dos pássaros que tinha no jardim”, explicou Bem Hopkins que revelou que a voz do modelo de inteligência artificial foi feita por uma das avós dos membros do projeto.
Apesar de muitos burlões, existem aqueles que fazem vida na internet e a tentar enganá-los. Vários youtubers, com formação em informática e áreas semelhantes, utilizam os canais na plataforma para mostrarem como fazer um burlão perder tempo numa chamada ao ponto de levá-lo à exaustão.
Um desses youtubers, da Irlanda do Norte, Jim Browning, também fez parte do projeto que criou a avó Daisy e explicou que uma das partes mais importantes do projeto foi dar ao modelo de inteligência artificial vários tópicos de conversa amigável, como os passatempos, família e a inaptidão para utilizar tecnologia.
Num vídeo promocional da O2, pode ouvir-se um burlão a tentar explicar a Daisy que deve escrever “www” para poder entrar num site específico.
Apesar da finalidade do projeto, a verdade é que Daisy ainda é insuficiente para atender todas as chamadas feitas por burlões. Ainda que haja alguma disrupção na atividade, não é menos verdade que as chamadas continuam.
Especialistas em criminalidade pediram então que, na impossibilidade de Daisy atender chamadas, sejam as próprias vítimas a aprenderem os sinais de que estão a ser burlados e como podem lidar com os burlões, denunciando-os rapidamente.